sábado, 30 de março de 2013

Como promover?

 Caros colegas,
Um diagrama para estudo:
 
 
Jogam as brancas.
Tema tático: Eliminação de peça defensiva
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com.br/
 
Quanto ao material temos:
Brancas: par de Torres + 6 Peões
Pretas: Torre + Cavalo + Bispo + 5 Peões
Aparentemente, seria para as pretas estarem em vantagem na partida mas, quando analisamos o posicionamento das peças, veremos que as brancas possuem um trunfo nas mangas.
Esse fator que poderá dar às brancas boa vantagem, é a situação de seus dois Peões centrais (d6 e e7), bem avançados e prestes a serem promovidos.
Uma pedra que poderá entrar no caminho desses Peões é a Torre preta (g8), que domina a oitava horizontal.
As brancas, antes de continuarem o avanço de seus Peões, precisam resolver como anularão o poder desta Torre preta.
Tanto o Cavalo (d4), quanto o Peão (e5) pretos, bloqueiam as colunas centrais e impedem o apoio das Torres brancas (d1 e e1) sobre os Peões avançados.
Surge, então, uma charada para o jogador de brancas decifrar neste momento: como promover pelo menos um de seus Peões centrais, antes deles serem atacados pelas peças pretas?
Se você fosse esse jogador de brancas, o que faria agora?
Que sequência daria às suas peças?
Depois você poderá conferir sua resposta olhando nos comentários deste post.

Um comentário:

marcosnatal disse...

Solução:
1.Rxe5,f3+; 2.Kf2,Bh4+; 3.Ke3,Bxe7; 4.dxe7,Re8; 5.Rxc5,Ne6; 6.Rh5+,Kg8; 7.Rd7
Se:
1._____,Bxe5; 2.d7,Bf6; 3.e8=Q