quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dama sem saída

Caros colegas,
No fragmento de partida que selecionei em seguida, veremos um ataque fulminante das pretas sobre a defesa branca.
Nesse ataque, a Dama branca ficou encurralada de uma tal forma, que o primeiro jogador não teve outra saída, a não ser abandonar a partida.
Vejamos o que aconteceu:
Posição inicial de nosso estudo.
Jogam as pretas.
1.______,Rxf3
Aproveitando sua superioridade na coluna f.
2.Rxf3
Tentando aliviar a pressão na coluna, mas.....
2.______,Qxf3
Essa entrada da Dama preta determinou o rumo da partida.
Notem que, se as brancas bobearem, as pretas têm mate em 2 lances, com Qf1+ e Rf2+.
3.Kh2
Abrindo o caminho para a Dama branca ajudar na defesa da posição.
Mas a coisa já está feia!
3.______,Qxd3
Esse lance tem duas funções básicas: atacar a Torre branca e abrir a coluna para a Torre preta.
Um Rf2+ das pretas, nesta altura, seria também fatal para as brancas.
4.Qg2
Prevenindo o Rf2 preto e defendendo a Torre branca.
Uma Dama sobrecarregada, como podemos ver......logo......
4.______,Be3
Esse lance, apesar de parecer inocente, é fundamental, pois, novamente, as pretas ameaçam Rf2, levando a Dama branca de roldão!
5.Kh3
Fuga estratégica do Rei, mas, e a Dama....???
5.______,Rf2
Agora acabou.....vejam:
6.Qh1
6.______,Rf1
E, neste ponto, as brancas abandonam a partida!
Se a Dama branca fugir para h2, a Torre branca será capturada.
Se a Dama branca sair por g2, a Torre preta vai em sua captura via g1.
 
E, finalmente, se a Dama branca tentar algo por g1 ou por f3, também será capturada.
Fim de partida, mesmo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas não estou encontrando a solução. Quando você diz "Se a Dama branca sair por g2, a Torre preta vai em sua captura via g1.", a Dama não poderia ir a f3, continuando a defender sua torre, afinal a torre preta está agora em g1 e não mais ataca esta casa. A Dama branca ainda passa a ameaçar um mate em f8. O que foi que eu não vi? :-(