terça-feira, 8 de maio de 2012

Espremendo o Rei

Caros colegas,
Vamos tentar resolver o exercício mostrado em seguida?
FEN : 5R2/bp4pk/2n3p1/P7/P1q3bP/6P1/3Q3K/1R6 w
Jogam as brancas.
Tema tático: Atração
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com.br/
Analisando, primeiramente, somente sob o aspecto do material presente sobre o tabuleiro, a posição mostrada pelo diagrama acima, nos diz que as pretas estão inferiores, pois, além de seu Rei, possuem Dama, par de Bispos, Cavalo e três Peões. Já, as brancas, estão com seu Rei, Dama, par de Torres e mais quatro Peões.
Quanto à parte posicional, até poderíamos considerar um certo equilíbrio, pois nenhum dos dois Reis está devidamente protegido e, neste caso, o lado que detêm a iniciativa costuma levar vantagem na partida (neste caso, então, as brancas).
A Torre branca posicionada na oitava horizontal (f8), exerce um papel tático importante na posição, pois corta uma possível rota de fuga do Rei preto via h8, além de, a qualquer momento, ter, também, a possibilidade de atacar este mesmo Rei pela sua retaguarda.
O problema das brancas, portanto, passa a ser o de encontrar uma forma segura de atacar o Rei adversário, sem perder a iniciativa e sem perder uma de suas Torres (demasiadamente distantes uma da outra e ambas soltas no tabuleiro).
Você, como jogador de brancas nesta partida, o que faria neste momento?
Como daria prosseguimento ao seu ataque?
Depois de pensar um pouco, poderá conferir sua resposta, olhando nos comentários deste post.

Um comentário:

marcosnatal disse...

Solução:
1.Qh6+,gxh6; 2.Rxb7+,Bd7; 3.Rxd7+,Ne7; 4.Rxe7+,Qf7; 5.Rexf7++
Se:
1._____,Kxh6; 2.Rh8++