quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Seria pelo centro?

Caros colegas,
Vamos tentar resolver o exercício proposto pelo diagrama abaixo?
FEN : r1b2rk1/1pq1bppp/p4n2/3pp3/4PPP1/2N2Q2/PPP2B1P/2KR1BR1 w
Jogam as brancas.
Tema tático: Ataque ao roque
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
Em uma partida de roques opostos, as brancas conseguiram desenvolver melhor as suas peças através da ala do Rei do que as pretas conseguiram fazer através da ala da Dama.
Com três Peões bem adiantados (e4,f4 e g4), com as Torres em posições ativas (d1 e g1) e com a Dama (f3) protegendo a retaguarda dos Peões atacantes, a única parte da estratégia das brancas que poderia ser contestada é o posicionamento de seu par de Bispos (f1 e f2), que ocupam diagonais opostas ao roque preto.
Se o par de Bispos brancos ocupassem diagonais que desembocassem diretamente sobre o roque adversário, com certeza o ataque branco ficaria praticamente insustentável para a defesa das pretas.
O interessante na posição mostrada é a incrível igualdade de material para uma partida de roques opostos, ou seja: Rei, Dama, par de Torres, par de Bispos, Cavalo e 7 Peões para cada lado!
Apesar das pretas ocuparem espaço menor sobre o tabuleiro, seu posicionamento tático, a princípio, parece ser bem sólido!
Resta-nos saber, neste momento, como as brancas poderiam aproveitar sua iniciativa e conseguir posição superior para o final da partida.
Será que o choque de Peões centrais seria o fiel desta balança?
O que você acha?
Como jogador de brancas, como jogaria desta posição em diante?
Se depois quiser conferir sua resposta, basta olhar nos comentários deste post. 

Um comentário:

marcosnatal disse...

Solução:
1.g5,dxe4; 2.gxf6,exf3;
3.Nd5,bxf6; 4.Nxc7,Rb8;
5.Ba7
se:
1._____,Nxe4; 2.Nxd5