quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Boa coordenação

Caros colegas,
Vamos tentar resolver o exercício proposto pelo diagrama abaixo?
 
 
FEN : 5rk1/6b1/2p4p/1p2p2q/1Pb1P3/R3QNP1/1n1B1NKP/8 b
As pretas jogam.
Tema tático: garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
 
Apesar das pretas terem se desfeito de sua estrutura de Peões defensivos e deixarem, com isso, seu Rei bastante exposto, elas conseguiram desenvolver suas peças de uma forma bem coordenada, o que ameniza aquela debilidade anterior.
Notem que, enquanto a Dama preta (h5) ataca a defesa branca através da ala do Rei, o seu Cavalo (b2) e seu Bispo (c4), fecham o flanco pela ala da Dama.
Não fosse somente isso, as pretas ainda têm sua Torre atuando fortemente na coluna aberta f, pressionando o Cavalo branco de f3 e cortando uma provável fuga do Rei adversário por este caminho.
As brancas, por sua vez, utilizam seus dois Cavalos (f3 e f2) na função de Peões defensivos, o que lhes dificulta enormemente o planejamento de um contra ataque ao Rei preto.
Sua peça com maior liberdade de ação é a Torre (a3), que domina tanto a coluna aberta a, quanto a terceira linha horizontal.
Como as pretas estão com a iniciativa do jogo, o exercício pergunta então:
Que sequência de lances você adotaria, neste momento, caso estivesse de pretas nesta partida, para conseguir tirar vantagem de tudo o que foi dito acima? 
 

Um comentário:

marcosnatal disse...

Solução:
1._____,Bf1+ ; 2.Kxf1,Nc4 ; 3.Qe2,Nxa3 ; 4.Kg2,Nc4 ; 5.Bc1,Ra8 ; 6.g4,Qf7
Se 2.Kg1,Nc4 ; 3.Qb3,Kh7 ; 4.Qd1,Nxa3