terça-feira, 7 de junho de 2011

Sem Dama não dá

Caros colegas,
Uma produção da Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
Neste fragmento de partida que mostramos a seguir, veremos toda a força de ataque que um dos lados tem em mãos quando se alinham, na mesma coluna, o par de Torres e a Dama.
Este posicionamento torna-se, na maioria das vezes, em fator de desequilibrio na partida.
Vamos ver o que aconteceu aqui?
 
Colleagues,
A workshop production of Chess blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
In this fragment starting to show below, we will see the entire strike force that one side has on hand when they are aligned in the same column, the pair of towers and the Lady.
This position becomes, in most cases, a factor of imbalance in the game.
Let's see what happened here?
 
Colegas,
Un taller de producción de Ajedrez blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
En este fragmento de partida para mostrar a continuación, vamos a ver toda la fuerza de ataque que un lado tiene a la mano cuando se alinean en la misma columna, el par de torres y la dama.
Esta posición se convierte, en la mayoría de los casos, un factor de desequilibrio en el juego.
Vamos a ver lo que pasó aquí?
 
 
Posição após 1._____,Bg7
Jogam as brancas.
Notem que, tanto o par de Torres (c5 e c7), quanto a Dama (c2) brancas, estão alinhadas na coluna aberta c.
 
Position after 1._____, Bg7
Play white.
Notice that both the pair of Rooks (c5, c7), and the Queen (c2) white, are aligned in the open column c.
 
Posición después de 1._____, Ag7
Jugam las blancas.
Tenga en cuenta que tanto el par de Torres (c5, c7), y la Dama (c2) de color blanco, se alinean en la columna abierta c.
 
 
2.R5c6
 
 
2._____,Qe8
 
 
3.Rxa6
 
 
3._____,Rxa6
 
 
4.Rc8
Quais seriam as opções das pretas neste momento?
 
What are the options of black at the moment?
 
¿Cuáles son las opciones de negro en este momento?
 
 
Se a Dama preta (e8) capturar a Torre branca (c8), as pretas, além de perder sua Dama, também ficarão sem a sua Torre (a6) no lance seguinte!
 
If the black Queen (e8) capture the white Rook (c8), the black, besides losing his Queen, also will be without its Rook (a6) in next move!
 
Si la Dama negra (e8) capturar la Torre blanca (c8), las negras, además de perder a su Dama, también podrá perder su Torre (a6) en el próximo movimiento!
 
 
Se as pretas apenas recuarem sua Torre para a8, perderão sua Dama!
Resultado: as pretas abandonaram a partida neste ponto!
 
If black only retreat to the Rook at a8, lost his Queen!
Result: the black abandoned the game at this point!
 

Nenhum comentário: