domingo, 5 de junho de 2011

Propondo troca

Caros colegas,
Uma produção da Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
Vamos estudar a posição mostrada abaixo: 
 
 
FEN : r1b3k1/1p2q2p/p5pP/4p3/1PP3r1/4Q1P1/P3N3/3RKR2 w
Jogam as brancas.
Temas táticos: Desvio de atenção, Eliminação de peça defensiva e Garfo de Dama
Nível de dificuldade: Médio
 
As brancas não fizeram o roque e estão com seu Rei nas colunas centrais do tabuleiro, sem a proteção da tradicional linha de Peões postados à sua frente.
Contudo, apesar das pretas estarem, portanto, aparentemente, com suas peças em melhores posições do que as peças brancas, elas apresentam algumas debilidades importantes que irão ser exploradas pelo jogador de brancas.
A primeira destas debilidades que podemos observar no posicionamento das pretas é a de seu Bispo, que ainda está em sua casa de origem e bloqueia a atuação da Torre de a1 sobre a oitava linha horizontal.
Esta proteção da Torre é fundamental para a segurança do Rei preto, visto que o Peão branco posicionado em h6 domina a casa g7 e a Torre branca de f1 domina as casas f7 e f8.
Aí justamente se encontra a segunda e mais importante debilidade da posição preta, visto que seu Rei está sem casas de fuga disponíveis em caso de um ataque branco pela sua retaguarda.
Aliás, este ataque branco pela retaguarda do Rei preto já está planejado pelo jogador de brancas, e seria feito pela Torre de d1, que se deslocaria até d8.
Para a concretização deste plano, as brancas precisam somente da liberação da casa d8, que está, neste momento, protegida por sua Dama. 
Como fazer, então, para tirar a proteção da Dama preta sobre a tão sonhada casa d8?
Vejamos como as brancas fazem isso: 
1.Qc5  Atraindo a Dama preta para uma fictícia troca de Damas. Na verdade, se as pretas caírem nesta armadilha, as brancas não precisam trocar as Damas, pois têm a sua disposição uma linha de mate com 1.____,Qxc5 ; 2.Rd8+,Qf8 ; 3.Rfxf8++ 
1._____,Qd6  As pretas não caíram na armadilha da troca de Damas, mas tiveram que sacrificar, assim mesmo, sua Dama, para ganhar um tempo até conseguir tirar seu Bispo de c8. As ameaças brancas eram, além da Torre em d8, agora também a Dama em f8, aproveitando a proteção da segunda Torre de f1. 
2.Rxd6,Bf5  Finalmente tirando o Bispo de sua inanição e liberando a Torre. 
3.Qxe5 Agora ameaçando mate em g7. 
3._____,Kf8  Tentando sobreviver. 
4.Rxf5+  O golpe tático que define a partida. Já que o Bispo preto estava atrapalhando a atuação da Torre de f1, as brancas resolveram retirar esta peça defensiva do tabuleiro, sacrificando sua Torre, mas obtendo posição vencedora. 
4._____,gxf5 
5.Qxf5+  Um bonito garfo de Dama que, além de capturar a Torre preta, assegura a vitória branca na partida. 
5._____,Kg8 
6.Qxg4+  e as pretas abandonam a partida. Não havia, mesmo, nenhuma chance mais para elas!
 

Nenhum comentário: