quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cavalo como Peão

Caros colegas,
Vamos tentar resolver o exercício proposto pelo diagrama abaixo?
 
 
FEN : 2r2rk1/1p3pp1/4n3/1P1Rn1q1/4P2p/7P/2P2QN1/R4BK1 b
Jogam as pretas.
Tema tático: Desvio de atenção
Nível de dificuldade: Difícil
Produção: Oficina de Xadrez do blog  http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
 
As brancas já se desfizeram de seus Peões f e g.
Nem é preciso dizer que, com isto, seu Rei ficou totalmente exposto e sujeito ao ataque das peças adversárias.
Para tentar, então, amenizar um pouco a pressão em sua defesa, colocaram seu Cavalo remanescente sobre o tabuleiro na casa g2, funcionando como se fosse um Peão da estrutura do roque!
E, para piorar ainda mais a situação, deslocaram seu Bispo de casas claras até f1, trabalhando como peça de apoio do Cavalo/Peão!
As pretas, com suas peças bem melhor coordenadas sobre o tabuleiro, utilizam, inteligentemente, seu par de Cavalos como base do ataque encabeçado pela Dama (g5) e pelo Peão (h4), deixando suas duas Torres na retaguarda.
A situação das brancas, definitivamente, não é das mais agradáveis, mas as pretas não devem perder a iniciativa do jogo e precisam, neste momento, de um plano finalizador, que lhes dê a vitória ou, no mínimo, posição vencedora.
Como fazer isso?
Ah....meu amigo!
É justamente esta a pergunta que o exercício nos faz!
O que você faria se estivesse conduzindo as peças pretas nesta partida?
Depois compare sua resposta olhando nos comentários deste post.
 

Um comentário:

marcosnatal disse...

Solução:
1._____,Rxc2 ; 2.Qf5,Nf4 ; 3.Qxg5,Nxh3+ ; 4.Kh2,Nxg5 ; 5.Rxe5,Nf3+
Se:
2.Qxc2,Nf3+ ; 3.Kf2,Qg3+ ; 4.Ke2,Ned4+ ; 5.Kd1,Nxc2