sexta-feira, 11 de março de 2011

Obstrução

Caros colegas,
Vamos tentar resolver o exercício proposto pelo diagrama abaixo?
 
 
FEN : 1rb2rk1/p1p1qppp/2p2n2/3P4/1b3P2/2NB4/PPPBQ1PP/2KR3R b
As pretas jogam.
Tema tático: Obstrução
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
 
Nas partidas onde os roques são opostos, como no exemplo mostrado no diagrama acima, sempre leva vantagem o jogador que desenvolve com maior rapidez as suas peças na ala contraria ao seu próprio roque e também aquele que consegue um posicionamento agressivo para suas peças.
Se observarmos com cuidado a presente posição, notaremos que as brancas, apesar de terem desenvolvido a contento suas peças, tomaram um posicionamento mais defensivo do que agressivo, ao contrário das peças de seu adversário.
A ala do Rei das brancas (ala contrária ao seu roque), está praticamente inoperante, enquanto que a ala da Dama das pretas (também contrária ao seu roque), está bastante ativa, com uma das Torres (b8) dominando a coluna semi aberta b e com o Bispo de casas escuras (b4) alinhado com a Dama (e7) na diagonal a3-f8. 
As duas Damas estão tendo contato direto entre elas através da coluna aberta e (e2 e e7, respectivamente), mas como ambas têm peças amigas protegendo-as, não representam ameaça imediata neste momento da partida.
Na verdade, a grande questão que o exercício nos pede para solucionar, é como as pretas, que têm a iniciativa de jogar, irão conseguir alguma vantagem nesta partida, aproveitando o maior poder de fogo de suas peças.
Você, como jogador de pretas, o que faria neste instante?
 
Depois você poderá conferir sua resposta olhando nos comentários deste post.
 

Um comentário:

marcosnatal disse...

Solução:
1._____,Ba3 ; 2.Nb5,cxb5 ; 3.bxa3,Qxa3+ ; 4.Kb1,Re8 ; 5.Qf3,Qc5 ; 6.Rde1,Bb7