sábado, 12 de março de 2011

Força nas colunas

Caros colegas,
Uma produção da Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
Com este exercício, iremos mostrar a força que exercem as Torres quando colocadas em colunas abertas ou semi abertas.
Aqui, em particular, este poderio foi conjugado com o movimento tático de um Cavalo, o que resultou em ataque devastador!
Vejam só como foi tudo isso:
 
 
Posição após 1._____,Bxa2+
Jogam as brancas.
Duas coisas importantes merecem ser destacadas nesta posição mostrada.
Primeira: o posicionamento das Torres brancas, que ocupam uma coluna aberta (d) e uma coluna semi aberta (e), ambas no centro do tabuleiro.
Segunda: o plano de ataque elaborado pelas pretas, que utiliza o velho e conhecido sistema do "presente de grego", ou seja, sacrifica um Bispo em a2 para "puxar" o Rei adversário para fora de seu escudo de Peões protetores e depois atacá-lo em massa com as outras peças.
Como será que esta partida vai continuar, heim?
 
 
2.Kxa2
Até agora o plano das pretas está dando resultado!
O Rei branco "põe a cara" para fora de seu sistema defensivo.
 
 
2._____,Ra8
Começa o ataque preto, com a Torre de a8 cravando o Bispo branco.
 
 
3.Qe2
Dando suporte ao Bispo cravado.
 
 
3._____,Qd6
Agora são duas peças pretas sobre o Bispo de a6.
 
 
4.Qb5+
Um contra ataque que as pretas não esperavam!
Isso não estava nos seus cálculos!
 
 
4._____,Qd7
É necessário deixar o ataque neste momento.
A defesa do Rei, que ficou exposto, é mais importante.
 
 
5.Nxe6
O lance que desmorona a posição preta!
Um ataque descoberto que abre a coluna d para a Torre e ameaça um xeque descoberto na coluna e.
 
 
Vejam só o poderio de fogo das brancas neste momento!
 
 
E se a Dama preta (d7) tentar capturar a Dama branca (b5), o Cavalo (e6) aplica um garfo (indo para c7), recupera o material e ainda dá um xeque descoberto no Rei preto!
As pretas não aguentaram tanta pressão e abandonaram a partida!
 

2 comentários:

Anônimo disse...

3_____, Be7;
As pretas não tem que focar pressão no bispo branco em a6 colocando a dama em d6, e sim mover o bispo preto para e7, dessa forma o Rei preto pode procurar fuga por f8.

marcosnatal disse...

Meu caro anônimo,
Agradecemos imensamente sua colaboração, mas veja só:
a reprodução feita é de uma partida real e o lance do texto foi o efetivamente jogado na ocasião, OK?
Não se trata de um exercício para se descobrir o melhor lance para a posição!
Mas, grato, mesmo assim!