domingo, 9 de janeiro de 2011

Bem planejado

Caros colegas,
A posição mostrada pelo diagrama abaixo foi retirada da partida Raul Barrera x Damian Lemos, jogada no dia 08/01/2011, pelo torneio Sevilha Open, na Espanha.
 
 
Posição após 30._____,Qd7
Jogam as brancas.
Observem como o Bispo branco de a7 ficou cravado pela Torre preta de a8 (se o Bispo se mover a Torre preta captura a Torre branca de a2 que está sem proteção), além de estar, também, sendo atacado pela Dama preta de d7.
 
 
31.Bc5
O jogador de brancas tenta uma manobra arriscada, ou seja, intimidar as pretas com uma provável troca de Torres.
 
 
31._____,Rxa2
Só que as pretas não se intimidaram e foram logo capturando a Torre de a2.
 
 
32.Bxf8,Rb2
Aquí está o lance bem planejado das pretas!
Apesar das brancas terem também capturado a Torre de f8, como haviam ameaçado, as pretas não se preocuparam, pois tinham um plano fatal em andamento.
Notem que a Torre preta que estava em a2, poderia ter capturado, já neste lance, o Peão branco de e2, que ficou sem proteção.
No entanto, elas agiram com calma e preferiram, primeiro, desviar a atuação da Dama branca sobre a casa d2, pois alí estava a chave do seu ataque ganhador!
 
 
33.Qa3,Rxe2+
Com a Dama branca sem força sobre d2, chegou a hora da captura do Peão branco solto (e2).
 
 
34.Kh1,Qd2
Aí está....!!!
A explicação sobre a necessidade de afastar a Dama branca de d2: era a casa que seria ocupada pela Dama preta que, junto com sua Torre, já em e2, formam um ataque sem defesa sobre o Rei branco (via h2 e g2).
As brancas abandonaram a partida neste ponto!
Muita calma, precisão nos cálculos e planejamento adequado: um pouco de tudo que precisamos saber para jogar bem o xadrez!
 

Nenhum comentário: