quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Boa pergunta!

Caros colegas,
Observem bem para a posição mostrada em seguida:
FEN : 1r4k1/1q3p1p/1bQ3p1/p3pN2/2p1P3/P4P2/1P4PP/3R4 w
Jogam as brancas.
De repente, o jogador de brancas faz o seguinte movimento:
1.Rd8+
Produzindo a posição abaixo:
FEN : 1r1R2k1/1q3p1p/1bQ3p1/p3pN2/2p1P3/P4P2/1P4PP/8 b
E o jogador de pretas abandona a partida! 
O exercício, então, pergunta:
Por que ele fez isso?
Não esqueça de justificar sua resposta,OK?

2 comentários:

ghandy disse...

Com a jogada das brancas, a negras estão em cheque, tem que mover o Rei ou capturar a torre, se fizer isso perde a Dama. Como não pode mover o Rei, então, sobra perder a Dama.

Anônimo disse...

Se Txd8 perde a dama; se Bxd8 mate com De8.

Armando RS