domingo, 14 de novembro de 2010

Rei em asfixia

Caros colegas,
Hoje vamos estudar dois exercícios com o tema "Rei em asfixia".
No primeiro diagrama, são as brancas que asfixiam o Rei preto, enquanto que no segundo diagrama, a situação se inverte.
Vejamos em detalhes cada um deles:
Diagrama 1
FEN : 4n1k1/pbrq2p1/4rB1Q/4P3/4p3/6RP/PP4P1/5RK1 w
As brancas jogam.
Tema tático: Rei em asfixia
Nível de dificuldade: Médio
Notem um detalhe importante nesta posição:
Enquanto que as brancas armaram um poderoso ataque através da ala do Rei, utilizando suas duas Torres, sua Dama e um de seus Bispos (o de casas escuras), as pretas, inexplicavelmente, posicionaram suas peças no centro e na ala da Dama do tabuleiro!
Este fato, somado à destruição da barreira de Peões defensivos do Rei preto (estão sem os Peões f e h), fez com que o monarca preto ficasse em uma situação conhecida como "Rei em asfixia", ou seja, está com poucas casas disponíveis para se locomover e, desta forma, fugir do ataque montado pelas brancas.
O solitário Peão g7 preto está atacando duplamente tanto o Bispo quanto a Dama brancos, mas como a iniciativa de jogar, neste momento, é das brancas, elas poderão sair tranquilamente desta incômoda situação.
O exercício se baseia justamente neste ponto:
Estando o Rei preto em estado de asfixia e o Peão g7 sendo o ponto de convergência, atualmente, tanto do ataque branco quanto da defesa preta, como será que o jogador de brancas moverá suas peças para tirar o máximo proveito possível da situação mostrada pelo diagrama?
Sendo você este jogador, o que faria?
(Este exercício foi produzido pelo blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/ não incentive a pirataria. Ao reproduzi-lo, cite a fonte e respeite a propriedade intelectual)
Diagrama 2
FEN : 6r1/Qp5k/8/3p3p/5q2/1P3p1B/P6P/5N1K b
As pretas jogam.
Tema tático: Rei em asfixia
Nível de dificuldade: Médio
Desta vez é o Rei branco que está em asfixia.
Vejam que o Peão f das pretas está bem adiantado (em f3) e passou a ser uma mortal arma de ataque das pretas pois, além da ameaça de breve promoção (faltam só duas casas para isso), ele, atualmente, domina a casa g2, impedindo que o Bispo branco alí se posicione.
Some-se a isto o fato que a Torre preta de g8 domina totalmente a coluna aberta g e que a Dama preta possui várias opções de ataque ao Rei branco, para se ver a situação delicada que o jogador de brancas se encontra neste momento da partida.
Mas, não se preocupe em demasia!
O exercício está solicitando somente que você indique o melhor caminho que as peças pretas deverão seguir para conseguir superioridade na posição mostrada!
E então?
Tranquilo, não é verdade?
Mostre-nos este caminho então!
(Para contato com o autor do exercício, envie email para o Marcos Natal oficinadexadrez723@gmail.com )
Soluções:
Para o diagrama 1:
[ 1.Bxg7,Qxg7 ; 2.Qxe6+,Kh7 ; 3.Qf5+,Kh6 ; 4.Rxg7,Nxg7 ; 5.Qf6+   se   1.____,Nxg7 ; 2.Rf8+,Kxf8 ; 3.Qh8+,Ke7 ; 4.Rxg7++     se  1.____,Rxh6 ; 2.Rf8+,Kh7 ; 3.Rh8++ ]
Para o diagrama 2:
[ 1.____,f2 ; 2.Qxf2,Qxf2 ; 3.Ng3,h4 ; 4.Be6,Rxg3 ; 5.Bf5+,Kh6 ; 6.Bc2,Qf3++   se    2.Bg2,Qf3 ; 3.Qxf2,Qxf2 ]

Nenhum comentário: