sábado, 30 de outubro de 2010

Por que não?

Caros colegas,
Vejam bem a posição abaixo:
FEN : 7k/2p1q2p/1nPpb3/r7/4Pp2/2N2N1P/P3QK2/6R1 w
Jogam as brancas.
Tema tático: Cravada relativa
Nível de dificuldade: Médio
Notem que o Rei preto está preso em h8, não dispondo, neste momento, de nenhuma casa de fuga, pois tanto g7 quanto g8 estão sob ataque da Torre branca de g1 e o Peão preto de h7 até ajuda no bloqueio do seu próprio Rei.
Desta forma, o melhor caminho para as brancas efetuarem um ataque direto ao monarca preto seria, como se pode ver no diagrama, através da grande diagonal a1-h8.
Vejamos o que a continuação prevista para as brancas indicaria:
1.Nd5 atacando a Dama preta, ao mesmo tempo que abre a grande diagonal a1-h8.
1.____,Nxd5
2.exd5  agora as pretas não podem mover seu Bispo de e6 pois ele ficou cravado pela Dama branca. Se as pretas mexerem no Bispo perdem sua Dama, que está sem proteção.
E a partida poderia continuar assim:
2.____,Qf6
3.dxe6,Ra8 ; 4.Ng5,Qd4+ ; 5.Kf1,Qa1+ ; 6.Kg2,Rxa2 ; 7.Rxa1,Rxe2 ; 8.Kf3
Agora vem a grande pergunta do exercício!
Após a sequência:
1.Nd5,Nxd5 ; 2.exd5
Chegamos na posição abaixo.
FEN : 7k/2p1q2p/2Ppb3/r2P4/5p2/5N1P/P3QK2/6R1 b
O Bispo preto não pode capturar o Peão branco de d5 porque está cravado, mas, por que a Torre preta não pode capturar este mesmo Peão branco (2.____,Rxd5)?
Como a partida poderia continuar?
Qual a sua opinião sobre isso?
Solução:
[ A partida continuaria: 3.Qb2+,Re5 ; 4.Qb8+,Bc8 ; 5.Qxc8+,Qe8 ; 6.Nxe5,h5 ; 7.Qxe8+,Kh7 ; 8.Qxh5++ ]

Nenhum comentário: