terça-feira, 12 de outubro de 2010

Liberação de espaços

Caros colegas,
 
Na posição mostrada pelo diagrama abaixo, são as pretas que jogam:
 
 
FEN : 6k1/pbq2pp1/4r2p/8/3prb2/1P1Q3P/PN2BPP1/3RRK2 b
Pretas jogam.
Tema tático: Liberação de espaços
Nível de dificuldade: Médio 
Na posição mostrada pelo diagrama, nota-se claramente o amplo domínio que as pretas têm do centro do tabuleiro e também do amplo espaço de movimentação que as suas peças possuem.
A atuação das brancas restringe-se tão somente às três primeiras linhas e o posicionamento de suas peças mostra que elas estão muito mais preocupadas com a defesa de seu próprio Rei do que em atacar o monarca adversário.
Já pelo posicionamento das peças pretas, podemos observar que elas têm em mãos duas boas alternativas de ataque.
A primeira seria através da coluna e, onde alinharam suas duas Torres, e a segunda poderia ser um ataque direto ao roque branco, aproveitando a falta do Cavalo branco em f3.
Para esta segunda opção, as pretas dispõem tanto de sua Dama, atuando pela diagonal h2-b8, quanto de seu Bispo de casas claras, que aponta diretamente para g2.
Uma entrada da Dama preta na retaguarda branca, via h2, seria, portando, fatal para as brancas, pois logo em seguida a Dama daria mate via g2, utilizando a proteção de seu Bispo de b7.
Mas, para que este plano dê resultado positivo, as pretas precisam solucionar dois pequenos empecilhos: o posicionamento de seu próprio Bispo de casas escuras que, em f4, impede o desenvolvimento da Dama preta e também precisam "distrair" a atenção da Dama branca, que poderia "melar" todo este plano.
Como resolver esta questão?
O que você faria, caso estivesse jogando de pretas nesta partida?
 
 
Solução:
 
[ 1._____,Bd2 ; 2.f3,Be3 ; 3.fxe4,Qg3 ; 4.Qxe3,dxe3 ; 5.Kg1,Bxe4 ; 6.Bf1,Qf2+    se     2.Rxd2,Qh2 ; 3.f3,Rg6 ; 4.g4,Qxh3+ ; 5.Kf2,Qh2+ ]
 
 
 
 

Nenhum comentário: