quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Garfo de Cavalo

Caros colegas,

Nos cinco exercícios apresentados em seguida, o tema tático é sempre "Garfo de Cavalo".
O nível de dificuldade também é o mesmo, ou seja, "Médio".
Vamos tentar achar as soluções?

Diagrama 1

FEN : 5rk1/ppq2ppp/2p5/4bN2/4P3/6Q1/PPP2PPP/3R2K1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

Não fosse pela presença do Bispo preto em e5, as brancas dariam mate já neste seu próximo lance.
Como as brancas deveriam proceder, então, para neutralizar a ação deste Bispo sem correr o risco de perder sua Dama ou o seu Peão de h2?

Diagrama 2

FEN : 4rbk1/5np1/1p2p2p/5p1Q/1PP5/2Bq1NP1/5P1P/4R1K1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

A superioridade de Peões na ala da Dama é uma alternativa interessante a ser explorada pelas brancas.
Entretanto, a forte presença da Dama preta junto a estes Peões atrapalha o plano do jogador de brancas.
Como fazer para neutralizar, então, a Dama preta?

Diagrama 3

FEN : 5k2/2p2rb1/6Rr/2pP4/4P3/3K1pN1/5P2/1R6 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de cavalo 
Nível de dificuldade: Médio

Enquanto que a Torre branca posicionada em b1 domina completamente esta coluna aberta, o Rei preto sofre com a falta de sua estrutura de Peões defensivos.
Como as brancas poderiam juntar estes dois detalhes e conseguir uma posição a seu favor? 

Diagrama 4

FEN : 4kb1R/p7/8/2pNPp2/2B2Pb1/4K3/1P6/r7 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de cavalo 
Nível de dificuldade: Médio

A Torre branca de h8 está cravando o Bispo preto em f8, mas ela vai precisar de ajuda para prosseguir em seu ataque.
O que se poderia fazer para auxiliar a Torre branca?

Diagrama 5

FEN : 3b1r2/5bk1/4p1p1/2qpP1Np/B4Q1P/8/5PP1/R5K1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de cavalo 
Nível de dificuldade: Médio

O Bispo preto posicionado em f7 dá uma boa proteção aos seus Peões de e6 e g6, constituindo-se da peça base de defesa das pretas.
Por que não removê-lo, então?

Soluções:

Para o diagrama 1:

[ 1.Nh6+,Kh8 ; 2.Qxe5,Qxe5 ; 3.Nxf7+,Kg8 ; 4.Nxe5,Re8 ; 5.f4,Kf8 ; 6.Kf2 ]

Para o diagrama 2:

[ 1.Qxf7+,Kxf7 ; 2.Ne5+,Kg8 ; 3.Nxd3,g5 ; 4.c5,bxc5 ; 5.bxc5   se   1.____,Kh8 ; 2.Rxe6,Qxc3 ; 3.Rxe8 ]

Para o diagrama 3:

[ 1.Rb8+,Ke7 ; 2.Rxg7,Rxg7 ; 3.Nf5+,Kd7 ; 4.Nxh6,Rg1 ; 5.Nf7 ]

Para o diagrama 4:

[ 1.e6,Re1+ ; 2.Kf2,Rxe6 ; 3.Nc7+,Kd7 ; 4.Nxe6,Be7 ; 5.Ra8 ]

Para o diagrama 5:

[ 1.Qxf7+,Rxf7 ; 2.Nxe6+,Kh6 ; 3.Nxc5,Bxh4 ; 4.g3 ]