sexta-feira, 2 de julho de 2010

Garfo de Cavalo

Caros colegas,

Nos três exercícios apresentados em seguida, o tema tático é sempre "Garfo de Cavalo".
O nível de dificuldade também é o mesmo, ou seja, "Médio".
Vamos tentar achar as soluções?

Diagrama 1

FEN : 7k/p3r2n/5N1R/8/3p2N1/6R1/2q2PK1/8 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

O Rei preto está em situação bastante delicada, pois já não possui seus Peões defensivos e está acuado em seu canto do tabuleiro.
A Torre branca de h6 crava o Cavalo preto em h7, enquanto que o Cavalo de f6 corta uma das casas de fuga do Rei, a g8.
Com o posicionamento da segunda Torre branca em g3, que corta totalmente as rotas de fuga do Rei preto, tudo nos leva a crer que o jogador de brancas está planejando mesmo atacar via tomada do Cavalo de h7.
Entretanto existe um probleminha para isso: a Torre preta em e7.
Como se deverá jogar, agora, para afastar essa Torre?

Diagrama 2

FEN : 1r3Q2/p1q4k/6pp/8/3N4/2P4P/P1B2PP1/6K1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

A Dama branca está sendo ameaçada de captura pela Torre preta de b8.
Neste momento da partida, um lance como 1.Ne6 proporia a troca de Damas.
Mas será que esta troca seria vantajosa para as brancas?
Ficariam com superioridade de Peões no tabuleiro e com Cavalo+Bispo contra Torre.
Você acha que compensaria?
Acontece, porém, que nesta posição, o jogador de brancas encontrou uma sequência de lances quase milagrosa, que o deixou ganho na partida!
Que sequência seria esta?

Diagrama 3

FEN : 1r5k/7p/6p1/8/1N1npP2/6P1/P3pK1P/1R6 b
Pretas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo 
Nível de dificuldade: Médio

As pretas estão com seu Peão em e2 prestes a ser promovido.
Entretanto, a casa de promoção e1 está bem protegida, tanto pelo Rei branco, quanto pela Torre de b1.
Além disso, notamos na posição uma cravada relativa, ou seja, o Cavalo branco não pode se mover, senão as pretas capturam a Torre b1.
Estaríamos diante de um impasse na partida?
O jogador de pretas achou que não, e nos mostrou uma sequência de lances ganhadora maravilhosa!
Qual seria esta sequência para as pretas? 

Soluções:

Para o diagrama 1:

[ 1.Ne5,Qa2 ; 2.Ng6+,Kg7 ; 3.Nxe7+,Kf7 ; 4.Nxh7,Qc2 ; 5.Nc6,Qe4+ ; 6.Kh2,Qf5 ; 7.Rf6+ ]

Para o diagrama 2:

[ 1.Bxg6+,Kxg6 ; 2.Qf5+,Kg7 ; 3.Ne6+,Kg8 ; 4.Nxc7,a6 ; 5.Nd5 ]

Para o diagrama 3:

[ 1._____,Rxb4 ; 2.Rxb4,e1=Q+ ; 3.Kxe1,Nc2+ ; 4.Kf2,Nxb4 ; 5.Ke3,Nxa2 ; 6.Kxe4,Kg7 ; 7.Ke5,Nb4 ]

Acompanhe nosso blog: