sexta-feira, 18 de junho de 2010

Três "Garfos de Cavalo"

Caros colegas,

Nos três exercícios apresentados em seguida, o tema tático é sempre o "Garfo de Cavalo".
O nível de dificuldade também é o mesmo, ou seja, "Médio".
Vamos tentar achar as soluções?

Diagrama 1

FEN : 4q1k1/1br1b1p1/pNnpprPp/8/1pB1PP2/4B3/PPPQ4/1K4RR  w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

Uma posição interessante de uma partida de roques opostos.
As brancas desenvolveram vigorosamente suas peças através da ala do Rei, conquistaram mais espaço e liberdade de movimentos e, neste momento, estão com seu par de Bispos e as duas Torres apontando diretamente para o roque adversário. 
Como será que o jogador de brancas conduzirá seu ataque daquí para diante?

Diagrama 2

FEN : 5b2/2r2k1p/p2p3P/1p1P1r2/2P1Np2/1P3K2/P7/3R2R1 w
Brancas jogam.
Temas táticos: Garfo de Cavalo, Peça sobrecarregada e Desvio de atenção
Nível de dificuldade: Médio

Uma posição onde o Cavalo branco desempenha importante papel na definição da partida.
O Bispo preto está sobrecarregado já que, além de proteger o Peão preto de d6, também impede que a Torre branca chegue até g7, dando xeque ao Rei preto.
Todavia as brancas resolvem investir neste duplo papel do Bispo preto e colocam seu Cavalo e a Torre de g1 para trabalharem em conjunto, desmoronando as pretensões inimigas.
Como as brancas conseguem fazer isso?

Diagrama 3

FEN : r5rk/4q2p/2RN2n1/p2P4/4pp2/7Q/PP3P1K/5R2 w
Brancas jogam.
Tema tático: Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

As pretas estão com seus Peões das colunas e e f bastante adiantados mas, por causa deste avanço, seu Rei ficou exposto através da grande diagonal a1-h8.
Como as brancas poderiam tirar proveito desta debilidade nas linhas defensivas pretas? 

Soluções:

Para o diagrama 1:

[ 1.Nd5,Qd7 ; 2.Bb6,Rc8 ; 3.f5,Re8 ; 4.Nxf6+,Bxf6 ; 5.Rh5,Nd8 ; 6.Bxd8,Bxd8 ; 7.fxe6     se   1.____,exd5 ; 2.Qxd5+,Qf7 ; 3.gxf7+,Kh7 ; 4.Bd3 ]

Para o diagrama 2:

[ 1.Rg7+,Bxg7 ; 2.Nxd6+,Kg6 ; 3.Nxf5,Bf6 ; 4.Kxf4,Bg5+ ; 5.Kg4,Rf7 ; 6.Nh4+,Bxh4 ; 7.Kxh4 ]

Para o diagrama 3:

[ 1.Qc3+,Rg7 ; 2.Nf5,Qe5 ; 3.Nxg7,Qxc3 ; 4.bxc3,Kxg7 ; 5.Re6,Rc8 ; 6.Rc1,Rb8 ; 7.Rc2 ]

Acompanhe nossos blogs:

e