quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desvio de atenção

Caros colegas,

Nos três exercícios apresentados em seguida, o tema tático é sempre "Desvio de atenção".
O nível de dificuldade também é o mesmo, ou seja, "Médio".
Vamos tentar achar as soluções?

Diagrama 1

FEN : 5r1k/2p1q1p1/p2r3p/3nNP1R/2Q3P1/PR4K1/5P2/8 w
Brancas jogam.
Temas táticos: Desvio de atenção e Garfo de Cavalo
Nível de dificuldade: Médio

As brancas avançaram sua linha de Peões da ala do Rei, tentando encurralar o Rei adversário no canto do tabuleiro.
O Cavalo de e5 faz parte dessa investida, pois atua nas casas f7 e g6, estratégicamente importantes para o plano branco.
Todavia, o jogador de pretas, sabiamente, colocou uma de suas Torres em d6, prevendo e impedindo um posicionamento do Cavalo branco em g6.
Será necessário retirar a ação que esta Torre preta faz sobre a citada casa.
Como fazer isso?

Diagrama 2

FEN : r4rk1/1b1p1ppp/ppn3n1/4qNBQ/2B1P3/2P5/P1P3PP/R4RK1 w
Brancas jogam.
Temas táticos: Desvio de atenção e Ataque duplo
Nível de dificuldade: Médio

As brancas atacam fortemente o roque preto utilizando sua Dama, seu par de Bispos, o Cavalo de f5 e a Torre de f1.
Entretanto as pretas protegem as casas g7 e e7, que seriam as portas de entrada para esse poderoso ataque, com a sua Dama e seus Cavalos.
Como fazer, então, para desviar essa proteção toda e, desta forma, liberar o derradeiro ataque para as peças brancas?

Diagrama 3

FEN : q2r3k/1bRQp2p/p2pBbp1/1p1P4/1P2PP2/4B3/P5PP/6K1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Desvio de atenção 
Nível de dificuldade: Médio

As brancas utilizam este recurso tático para dar mate em três lances nas pretas.
Como elas fazem isso?
Exercício instrutivo e muito bonito!

Soluções:

Para o diagrama 1:

[ 1.Qxd5,Rxd5 ; 2.Ng6+,Kh7 ; 3.Nxe7,Rd7 ; 4.Ng6,Rc8 ; 5.Ne5,Re7 ; 6.f4,c5 ; 7.Rb6 ]

Para o diagrama 2:

[ 1.Bf6,Qc5+ ; 2.Kh1,Nce7 ; 3.Nxe7+,Nxe7 ; 4.Qxc5,bxc5 ; 5.Bxe7,Bxe4 ; 6.Bxf8,Rxf8 ; 7.Rad1    se    1.____,gxf6 ; 2.Qh6     se   1._____,Qxf6 ; 2.Nh6+,gxh6 ; 3.Rxf6 ]

Para o diagrama 3:

[ 1.Qxe7,Bxe7 ; 2.Bd4+,Bf6 ; 3.Bxf6++ ]

Acompanhe nossos blogs:

e