quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entregou a rapadura

Caros colegas,
 
Na posição mostrada pelo diagrama abaixo, são as pretas que jogam:
 
 
 
FEN : 6k1/3p4/2pPppr1/2P5/8/5qPK/3Q3P/8 b
Tema tático: Afogamento
Nível de dificuldade: Fácil
 
Nesta partida, as pretas estão com a vantagem material de uma Torre sobre as brancas.
Um simples 1.____,Rh6 poderia acabar com a partida, não estivesse a casa h6 sob a proteção da Dama branca.
Para fugir dessa proteção, as pretas resolvem, então, jogar primeiro o 1.____,Rg5 para depois colocar sua Torre em h5 e dar o mate nas brancas.
Mas.......teria sido essa decisão acertada?
A sequência bolada pelas pretas foi correta?
Se você fosse o jogador de brancas, o que responderia após o 1.____,Rg5 das pretas?
 
 
Solução:
 
[ As  pretas cometeram um grande erro ao jogar 1.____,Rg5, pois permitiram o empate por afogamento da partida. Após 1.____,Rg5 segue 2.Qxg5+,fxg5 e o Rei branco não tem casas disponíveis para jogar e não se pode movimentar o Peão branco de g3 por causa do xeque descoberto da Dama preta.
O melhor seria: 1._____,Qh5+ ; 2.Kg2,Qd5+ trocando as Damas e ganhando a partida. ]
 
 

 

Nenhum comentário: